Sábado – Pense por si

Nem a guerra tinha parado o futebol em Portugal

Carlos Torres
Carlos Torres 26 de março de 2020 às 15:35

Desde 1934, a bola nunca tinha deixado de rolar nos campos nacionais. Nem com as bombas e as metralhadoras da II Guerra Mundial, nem com a revolução do 25 de Abril de 1974. Foi preciso aparecer um vírus invisível – e mortal

Qual é o momento-zénite do futebol português? Fácil, o golo de Éder à França, no Euro 2016. Qual é o campeonato de um país europeu que desde que começou, há 86 anos, nunca foi interrompido? É o português. Ou melhor… era. Até ao último fim de semana. Não tinha parado com a I Guerra Mundial (ainda não existia, só se disputavam jogos esporádicos e provas regionais, como o Campeonato de Lisboa ou do Porto); nem com a II (Salazar manteve-se neutro e Portugal escapou ao conflito); nem mesmo com a revolução do 25 de Abril de 1974.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?