Sábado – Pense por si

Mamona arrecada o nono lugar nos Mundiais de Atletismo

07 de agosto de 2017 às 21:57
As mais lidas

A atleta portuguesa não conseguiu saltar 14,12 metros no seu derradeiro salto. Susana Costa terminou a prova em 11.º lugar

Patrícia Mamona classificou-se hoje em nona no triplo salto dos Campeonatos do Mundo de atletismo, que estão a decorrer em Londres, numa final em que Susana Costa terminou em 11.ª, ambas sem chegar aos três saltos finais.

Mamona, actual campeã europeia da especialidade, perdeu o lugar na 'finalíssima' dos últimos três saltos mesmo no ensaio final da espanhola Ana Pelleteiro, a relegar a portuguesa de oitava para nona.

Com um nulo a abrir, Mamona marcou depois a 14,04 e finalmente melhorou para 14,12, o que já se pressentia poder ser insuficiente, tal a qualidade do concurso.

Susana Costa tinha sido a grande surpresa, nas qualificações, com um recorde pessoal a 14,35. Não conseguiu reencontrar-se com esse nível e hoje registou um nulo, 13,99 e 13,97 metros.

Esta foi a segunda vez consecutiva que Portugal colocou duas atletas numa grande final do triplo: no Rio2016, Patrícia Mamona foi sexta (com recorde nacional a 14,65) e Susana Costa foi nona.

Nos mesmos Mundiais, esta segunda-feira, Nelson Évora classificou-se para as finais da competição do triplo salto masculino e David Lima foi repescado para as meias-finais nos 200 metros.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.