Sábado – Pense por si

Já ouviu falar do canicross? Só precisa do seu melhor amigo

Sónia Bento
Sónia Bento 05 de fevereiro de 2023 às 18:00

Qualquer pessoa e qualquer cão pode praticar. Melhora a relação entre os dois, liberta o stress e aumenta a resistência.

Sandra e Fox costumam fazer uma corrida de cerca de 2,5 quilómetros, uma vez por semana, e a dona garante que a sua cadela de raça pointer inglês se “aguenta muito bem”, apesar de já ter 9 anos. “Uma das vantagens do canicross é ajudar a manter os cães ativos, com resistência e vitalidade”, diz à SÁBADO Sandra Santos, de 31 anos, que é gerente de uma loja de animais em Brejenjas, concelho de Torres Vedras. Além da Fox, ela tem mais três cães – o Scott, um braco alemão, de 6 anos, a Troia, de 1 ano, e o Faial, de 5 meses, ambos de raça vizsla. Só o mais novo é que não corre porque só devem começar a partir de 1 ano. Quanto ao limite de idade, Sandra explica que não existe: “Tem de haver bom senso por parte do dono para perceber a condição física do animal. Desde que esteja bem e faça uma alimentação de qualidade está apto a correr.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.