Sábado – Pense por si

Gonçalo Oliveira: ele ganhou mais jogos que o Nadal

Carlos Torres
Carlos Torres 17 de março de 2018 às 10:00

Há quatro anos, era o nº 1142 do ranking – hoje está no top 200. Gonçalo Oliveira foi, em 2017, o tenista com mais torneios e vitórias: à frente do espanhol, nº 1 mundial.

Era quase impossível que Gonçalo Oliveira não fosse tenista. Tinha nascido há 5 minutos, no Porto, quando o pai, também jogador, lhe pôs uma raqueta na mão. Tanto os avós como o pai tinham courts em casa, e com 3 anos já disputava torneios de miniténis aos fins-de-semana. Com 4 anos esteve no Masters de Lisboa, no Pavilhão Atlântico, onde assistiu à vitória do brasileiro Gustavo Kuerten e chegou a trocar bolas com Andre Agassi e Marat Safin. E foi aí que decidiu: "É isto que eu quero fazer."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.