Sábado – Pense por si

Gonçalo Guerreiro e o sonho do Dakar: "É uma prova dura, mas estou preparado"

Carlos Torres
Carlos Torres 01 de janeiro de 2025 às 23:00

Foi o mais jovem campeão nacional de todo-o-terreno e agora estreia-se nas areias do deserto. Desde miúdo que ajuda o pai na oficina e diz que entra nas corridas “sempre no limite”. No rali mais duro do mundo vai integrar a equipa júnior da Red Bull.

Há telefonemas que nos podem mudar a vida. Foi isso que sentiu Gonçalo Guerreiro quando do outro lado da linha lhe perguntaram se estava disposto a correr o rali Dakar de 2025 integrado na Red Bull Off-Road Junior Team. “Obviamente que aceitei”, conta o piloto de 24 anos, que em 2022 se tornou o mais jovem campeão nacional de todo-o-terreno. “No passado mês de setembro tinha sido selecionado para fazer um teste em Marrocos – com pilotos de todo o mundo –, mas como já tinham passado mais de dois meses, não estava à espera de ser escolhido pela Red Bull”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.