Sábado – Pense por si

George Foreman: o mais velho campeão de boxe

Ricardo Santos
Ricardo Santos 26 de março de 2025 às 23:00

Campeão olímpico, duas vezes vencedor do título mundial de pesos-pesados, fundou uma igreja, casou cinco vezes, teve 12 filhos e criou fortuna a vender grelhadores. 

Um campeão de boxe fora do normal. É assim que se pode definir o percurso do norte-americano George Foreman, lenda do pugilismo que morreu aos 76 anos, de forma tranquila, a 21 de março. Nasceu em 1949, no seio de uma família com baixos recursos financeiros, no estado do Texas, EUA. Era o quinto de seis irmãos e as brigas entre eles começaram cedo, tendo George demonstrado logo uma apetência especial para o confronto físico. A mãe, que os educou sozinha, reparou e viu no boxe uma forma de controlar o ímpeto e aproveitar as características físicas do adolescente. Além disso, George já tinha deixado a escola e dedicava-se a pequenos furtos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.