Sábado – Pense por si

Árbitros mantêm posição de greve e devem falhar Supertaça

O presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol, Paulo Alves, afirma que a Federação Portuguesa de Basquetebol ainda não saldou uma dívida de 137 mil euros, relativa à época passada, nem "apresenta garantias" de pagamento

Os árbitros de basquetebol decidiram manter a posição de, a partir desta quinta-feira, não participarem nas competições nacionais enquanto a federação não der garantias de liquidar a dívida de 137 mil euros relativa à época passada.

"A federação enviou-nos uma carta em que não oferece quaisquer garantias de pagamento da dívida. Apenas propôs que o prazo para a apresentação de um plano de pagamentos se prolongue até ao dia 9 desde mês. Não temos qualquer documento a especificar esse plano", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), Paulo Alves.

Com esta decisão, fica em causa a realização dos jogos da Supertaça masculina e feminina agendados para sábado, respectivamente em Vila Nova de Cerveira e no Funchal.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.