Secções
Entrar

Presidente da federação "chocado" com acusações de Nelson Évora: "Nunca comprámos nenhum atleta"

Record 13 de março de 2023 às 17:41

Jorge Vieira disse à rádio 'Observador' não ter gostado de ouvir as palavras do campão olímpico em Pequim'08 sobre a naturalização de Pichardo

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) não escondeu a indignação relativamente àspalavras de Nelson Évora,que acusou o organismo de comprar Pedro Pablo Pichardo "para ter resultados a curto prazo" no triplo salto. Jorge Vieira explicou à rádio 'Observador' que se sente "chocado" com as palavras do campeão olímpico em Pequim'2008.

"A federação não teve sequer uma troca de palavras com o Pedro Pichardo antes de ele estar naturalizado. Não houve qualquer convite da nossa parte, nenhum aliciamento. 'Compra' é um termo que me choca. É impossível consentir uma acusação deste género, porque naturalmente não comprámos nenhum atleta, nunca uma naturalização partiu da federação, nunca convidámos nenhum atleta a ser português", explicou Jorge Vieira.

Depois contou por que a naturalização de Pichardo foi mais rápida do que a de Nelson Évora, que demorou 11 anos. "Isso é feito de acordo com a lei portuguesa. Há um regulamento que qualquer pessoa pode consultar, são leis públicas. A lei da nacionalidade, no artigo 24.º, aponta casos especiais, como a situação de atletas, ou noutras áreas, onde os cidadão candidatos à nacionalidade possam prestar serviços relevantes ao estado português, mediante vários requisitos. E em nenhum deles está o esperar 11 anos. Isto é apreciado pelo Governo, pelo Ministério da Justiça, sendo também sustentado por pareceres. Houve um parecer da federação a sustentar que o atleta, ao ser naturalizado, podia prestar serviços ao país."

A naturalização de Nelson Évora foi diferente: "Ele veio para Portugal com 9 anos, não colhia nenhum argumento dentro desta lei, que nem sei se na altura existia. Durante todo este período jovem do Nelson Évora não houve qualquer argumento para acelerar a naturalização. Teve de se esperar pela maioridade."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela