Secções
Entrar

Mais de um terço da seleção portuguesa para o Mundial de Atletismo retida em Frankfurt

Lusa 18 de agosto de 2023 às 09:21

João Vieira, marchador, está entre os retidos e Frankfurt e é o primeiro a entarar em prova, nos 20 quilómetros marcha, no sábado, a partir das 08:50 locais (07:50 em Lisboa).

Pelo menos 12 dos 28 atletas portugueses que vão participar nos Mundiais ficaram na quinta-feira retidos em Frankfurt, na Alemanha, devido ao cancelamento dum voo para Budapeste, confirmou hoje à Lusa a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

REUTERS

Sem que o plano de viagem tivesse sido divulgado, pouco menos de metade dos atletas partiram na quinta-feira de Lisboa para a capital húngara, com escala na cidade alemã, onde a comitiva de 29 elementos, entre os quais 12 atletas, pernoitaram, estando, agora, à espera de voos de ligação durante do dia de hoje, véspera do arranque dos Mundiais Budapeste2023, que decorrem entre sábado e 27 de agosto, .

O primeiro português a competir em Budapeste2023, nas ruas da capital húngara, é o veterano marchador João Vieira, nos 20 quilómetros marcha, no sábado, a partir das 08:50 locais (07:50 em Lisboa), que está no grupo retido em Frankfurt.

Ainda no primeiro dia de competição, vão estar Francisco Belo e Tsanko Arnaudov, na qualificação para o lançamento do peso - cuja final é ainda disputada na sessão noturna de sábado -, Marta Pen, Salomé Afonso e Isaac Nader, nas eliminatórias para os 1.500 metros, Tiago Luís Pereira, no triplo, e a estafeta mista de 4x400 metros, que será constítuida por quatro de seis atletas (João Coelho, Omar Elkhatib, Ricardo Santos, Cátia Azevedo, Carina Vanessa e Fatoumata Diallo).

O cancelamento do voo entre Frankfurt e Budapeste ocorreu depois de a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) ter confirmado a ausência da competição de Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico, mundial e europeu do triplo salto.

Com a desistência de Pichardo, confirmada na quinta-feira, devido à lombalgia que o afastou de grande parte da temporada ao ar livre, Portugal ficou sem os dois medalhados olímpicos, depois de Patrícia Mamona também ter ficado afastada por lesão, contando com 28 atletas em 21 provas na 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo, aos quais chega com um historial de 23 medalhas, sete de ouro, sete de prata e nove de bronze.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela