Secções
Entrar

Luz e Dragão querem receber finais das competições europeias

03 de novembro de 2017 às 16:39

Liga dos Campeões e Liga Europa podem decidir-se em Portugal na temporada 2019/2020.

 O Estádio da Luz é candidato a acolher a final da edição 2019/2020 da Liga dos Campeões, com o Estádio do Dragão a concorrer para receber a da Liga Europa da mesma temporada, anunciou a UEFA.

A UEFA revelou esta sexta-feira que o estádio do Benfica, em Lisboa, que recebeu a final de 2013/14, concorre com o Estádio Olímpico de Istambul (Turquia), palco da final de 2004/2005, e que o vencedor será conhecido em Junho de 2018.

Também o Estádio do Dragão, casa do FC Porto, é candidato a acolher uma grande final europeia em 2019/2020. O recinto portuense vai disputar com a Arena Gdansk (Polónia) a honra de receber a final da Liga Europa dessa época.

Na presente temporada, a final da Liga dos Campeões realiza-se em Kiev, na Ucrânia, e a da Liga Europa em Lyon, França, enquanto em 2018/19, o Wanda Metropolitan, nova casa dos espanhóis do Atlético de Madrid, acolhe a final da Champions e o Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, a da Europa League.

Em 2013/14, o Estádio da Luz foi palco da final da Champions, disputada entre os vizinhos Real Madrid e Atlético de Madrid, com os merengues a vencerem por 4-1, após prolongamento, com o último golo a pertencer a Cristiano Ronaldo, de penalti.

O novo recinto do Benfica também já foi palco da final do Europeu de 2004, num jogo de má memória para a selecção portuguesa de futebol, derrotada por 1-0 pela Grécia.

Na antiga Luz, realizam-se a final do Mundial de juniores de 1991, que Portugal venceu, ao bater o Brasil nos penaltis, e a final da Taça das Taças de 1991/92, época em que os alemães do Werder Bremen bateram os franceses do Mónaco por 2-0.

O anterior palco dos "encarnados" também recebeu a primeira mão da Taça Intercontinental de 1961 (o Benfica bateu o Penãrol por 1-0) e a segunda de 1962 (o Santos, de Pelé, venceu por 5-2) e ainda a segunda mão da final da Taça UEFA, entre Benfica e Anderlecht (1-1, após triunfo dos belgas em casa por 1-0).

Em Lisboa, tiveram ainda lugar a final da Taça dos Campeões de 1966/67, com o Celtic, os famosos "Lisboa Lions", a superar o Inter de Milão por 2-1, no Estádio Nacional, e a final da Taça UEFA de 2004/2005, que o Sporting perdeu em casa, no Estádio José Alvalade, para o CSKA Moscovo (1-3).

Quanto ao novo recinto portista, ainda não recebeu qualquer final internacional, sendo que o anterior, o Estádio das Antas, foi palco da segunda mão da Supertaça Europeia de 1987/88, com o FC Porto a vencer o Ajax por 1-0, com um golo de António Sousa, repetindo o resultado de Amesterdão (tento de Rui Barros).

O Porto já recebeu uma final internacional, mas no Estádio do Bessa, a casa do Boavista, que foi palco do jogo decisivo do Europeu de sub-21 de 2006. A Holanda venceu a Ucrânia por 3-1, num embate em que Huntelaar bisou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela