Secções
Entrar

Euro2024: Portugal tenta reforçar liderança e antecipar apuramento para outubro

Lusa 09 de setembro de 2023 às 10:27

Com cinco vitórias em cinco jogos, a seleção nacional começa a sexta jornada com cinco pontos de avanço sobre Luxemburgo e Eslováquia, que partilham o segundo lugar, e vai tentar terminar a ronda não só ainda mais folgado na frente, mas, sobretudo, mais longe do terceiro lugar, que já não dá acesso ao próximo Europeu.

Portugal procura na segunda-feira, perante o Luxemburgo, no Algarve, reforçar ainda mais a liderança do Grupo J de apuramento para o Euro2024 de futebol e poder festejar antecipadamente o apuramento já em outubro.

REUTERS/David W Cerny

Com cinco vitórias em cinco jogos, a seleção nacional começa a sexta jornada com cinco pontos de avanço sobre Luxemburgo e Eslováquia, que partilham o segundo lugar, e vai tentar terminar a ronda não só ainda mais folgado na frente, mas, sobretudo, mais longe do terceiro lugar, que já não dá acesso ao próximo Europeu.

Um triunfo sobre o Luxemburgo abre logo um intervalo de oito pontos para esse mesmo terceiro posto, deixando Portugal com possibilidade de festejar o apuramento em 13 de outubro na receção à Eslováquia, no Estádio do Dragão, no Porto, ou então em 16, na Bósnia-Herzegovina.

A fase de apuramento termina em novembro, com as duas últimas jornadas.

A equipa de Roberto Martínez já parecia ser 'dona' do Grupo J antes de atuar na última sexta-feira na Eslováquia, mas o triunfo por 1-0, em Bratislava, com um golo de Bruno Fernandes, aos 43 minutos, veio ainda mais reforçar o domínio luso no agrupamento, com Luxemburgo, a realizar a melhor qualificação de sempre da sua história, e Eslováquia destinados a lutarem pelo segundo posto.

Nesta ronda, os eslovacos têm tudo para regressar aos triunfos, na receção ao Liechtenstein, último do grupo ainda a zero, enquanto Islândia e Bósnia medem forças em Reiquiavique, num embate entre seleções que têm desiludido no agrupamento.

A campanha começou em março, com Roberto Martínez a viver precisamente a sua estreia como o novo líder da seleção portuguesa perante o Liechtenstein, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com Cristiano Ronaldo, com um 'bis', João Cancelo e Bernardo Silva a 'construírem' o 4-0.

Foi a primeira vitória lusa no arranque de uma fase de qualificação para um Europeu em mais de 20 anos.

Três dias depois, goleada no Luxemburgo (6-0), novamente com dois golos de Cristiano Ronaldo, com Bernardo Silva, João Félix, Otávio e Rafael Leão a inscreverem os seus nomes na lista dos marcadores.

Em junho, novamente em Lisboa, no Estádio da Luz, novo triunfo robusto, desta vez por 3-0 e sobre a Bósnia-Herzegovina, com golos de Bernardo Silva, aos 44 minutos, assistido por Bruno Fernandes, que marcou o segundo, aos 77, e o terceiro, aos 90+3.

Em Reiquiavique, já com o final da temporada a pesar em alguns jogadores, Portugal sentiu muitas dificuldades perante a Islândia e, quando tudo parecia apontar para um nulo, Cristiano Ronaldo garantiu o 1-0, aos 89 minutos, no jogo em cumpriu a histórica marca de 200 jogos pela seleção portuguesa,

O Portugal-Luxemburgo está agendado para segunda-feira, às 19:45, no Estádio Algarve, e terá arbitragem do inglês John Brooks.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela