NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Na semana em que se celebram os dias do Ambiente e dos Oceanos, Olhão anuncia programa de despoluição da Ria Formosa
A Ambiolhão, Empresa Municipal de Ambiente de Olhão, lançou nesta semana emblemática para as questões ambientas o programa "Ria Limpa, Ria Linda. A iniciativa consiste em reunir sob o programa toda e qualquer iniciativa da empresa para eliminar as descargas irregulares de águas residuais na Ria Formosa.
A maior parte dessas descargas irregulares resulta de, no passado, as ligações de esgotos domésticos e águas pluviais terem sido projetadas para lançamento nas mesmas condutas que descarregavam então toda essa água na Ria Formosa. A partir dos anos 80 com a tomada de consciência quanto às questões ecológicas e à necessidade de tratamento desses resíduos, foi necessária a construção de estações de tratamento dos esgotos. Entretanto, as antigas ligações eram muitas e o trabalho para que se separassem as águas pluviais dos esgotos domésticos resultou complexo e dispendioso, agravado pela falta de cadastro das redes enterradas.
A inauguração da nova ETAR Faro/Olhão, a ampliação e melhoria das redes de saneamento do Concelho e a forte disposição do município em resolver definitivamente o problema contribuíram para que a empresa municipal iniciasse um incessante trabalho de identificação e eliminação dessas ligações irregulares.
Nos últimos anos já foram investidos 3 milhões de euros na redução do problema, montante que inclui obras em curso, e mais 4 milhões estão previstos para o próximo período. Inúmeras foram as ações já executadas, algumas já divulgadas, e outras mais estão sendo desenvolvidas para que no menor espaço de tempo possível tal questão possa vir a fazer parte do passado. Diante disto e com o objetivo de mobilizar todos os atores envolvidos na questão, a Ambiolhão resolveu unificar sob a marca "Ria Limpa, Ria Linda" as ações que visam solucionar a questão. Para além das obras de engenharia e do trabalho minucioso de deteção e eliminação das descargas irregulares, o que se espera é que haja envolvimento dos diversos segmentos afetados como viveiristas, mariscadores, indústria, operadores de turismo, entidades governamentais e sociedade civil.
António Pina, presidente da Câmara de Olhão e do Conselho de Administração da Ambiolhão considera que "a Ria é fonte de sustento para muitas famílias olhanenses. A poluição que ainda se vê nessas águas causa constrangimentos para a atividade desses trabalhadores que fazem parte da própria cultura olhanense. Além disso, Olhão faz uma forte aposta no turismo de qualidade, de ambiente. Resolver esse problema é prioridade para o Município e fortalecer, comunicar e monitorizar as ações que visam essa finalidade com o envolvimento de todos foi a inspiração para a criação desse programa que unifica tudo o que fizermos para que a nossa ria seja a cada dia melhor para os olhanenses e para os visitantes de toda a parte que nos visitam e se encantam com esse património natural".
A Ambiolhão ressalta ainda que enquanto durar o programa dará a conhecer através de suas redes sociais, internet e comunicação social todos os ganhos proporcionados pelo programa. "Conhecer o problema e as iniciativas definidas para o enfrentar é muito importante para que se crie massa crítica e conhecimento sobre a necessidade de termos uma ria limpa e mais linda ainda do que já é", afirma a Engª Clarisse Albino, uma das responsáveis técnicas pelas ações do programa.
Ambiolhão lança programa que unifica ações de despoluição da Ria Formosa
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.