Sábado – Pense por si

“Oh baby it’s raining!” Nova exposição de Maria Mergulhão

14 de janeiro de 2022 às 18:03
As mais lidas

A partir de 20 de janeiro na Sociedade Nacional das Belas Artes

A exposição "Oh Baby It’s Raining", que apresentará novos trabalhos da artista Maria Mergulhão, é inaugurada já na próxima quinta-feira, na Sociedade Nacional das Belas Artes.

Como ativista através da arte, a artista considera a exposição "Oh Baby It’s Raining" uma abordagem a tabus e mitos urbanos sobre sexualidade, género e identidade, fazendo questionar os sistemas dominantes da crença.

Baseando-se nas diversas referências históricas de protesto, a artista expressa-se através da tinta spray, do grafitti e do texto com a intenção de, esteticamente, criar uma alusão ao manifesto.

As cores são vibrantes e urgentes e os pastéis brilhantes, associados a uma forma de arte geralmente relacionada com a masculinidade e o anonimato, numa palete de cores pop e "barbie", de confissões íntimas.

A jovem artista portuguesa, viveu e estudou em Londres, onde deu início ao seu trabalho auto-reflexivo e confessional que, explorado através de variadas técnicas como a pintura, escultura, escrita e instalação, traduz a sua emancipação e compreensão de si mesma, no contexto da sociedade contemporânea.

Para Maria Mergulhão a arte é um diário. Mente, sexualidade, política, sociedade e indústria são as narrativas dominantes do seu trabalho, impulsionadas pela história pessoal da artista no que diz respeito ao seu corpo.

"Gosto que as pessoas se relacionem com as minhas experiências, através de histórias, do uso da cultura popular (letras de música) e da mobilização das emoções, e da ideia de tornar a intimidade pública. Uso o meu trabalho como uma rotina espiritual, onde confesso as minhas inquietações para as telas e para os poemas, como se me confessasse a um padre".

"Volto sempre ao famoso ditado feminista: ‘o pessoal é político’."

Depois da participação na recente exposição "Do Outro Lado", presente nas ruas de Lisboa durante o processo de pandemia, a par de importantes fotógrafos nacionais e internacionais, e com anteriores exposições em Londres, Lisboa e Faro, Maria Mergulhão volta agora à sua cidade natal com este seu novo trabalho.

Sociedade Nacional de Belas Artes| Galeria de Arte Moderna | 20 de Janeiro a 19 de Fevereiro| Inauguração, 20 de Janeiro, 17h00-20h00.  
 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.