Sábado – Pense por si

Verificados oito novos casos de sarampo

09 de abril de 2018 às 08:23
As mais lidas

Foram já confirmados 105 infectados desde o início do surto de sarampo.

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 105, mais oito casos do que no último balanço, divulgou a Direcção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com a DGS, existiam até domingo sete pessoas com a doença, sendo que, ao longo do surto, foram confirmados 105 casos, 15 dos quais (14%) em pessoas não vacinadas e 10 tinham esquema vacinal incompleto. Dos casos confirmados, 85 (81%) são profissionais de saúde.

sarampo, papeira, preocupação, ISN, Inquérito Serológico Nacional, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Sarampo manifesta-se através do aparecimento de manchas no corpo
sarampo, papeira, preocupação, ISN, Inquérito Serológico Nacional, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Sarampo manifesta-se através do aparecimento de manchas no corpo

A DGS acrescenta que apenas um doente se mantém internado e que há ainda 24 casos em investigação. O vírus do sarampo é transmitido por contacto directo com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea. Segundo a DGS, "os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infectada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e 5 anos de idade. As pessoas com esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde. Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.