Sábado – Pense por si

Vemos pior por culpa do sol

Susana Lúcio
Susana Lúcio 22 de julho de 2023 às 10:00

As alterações climáticas podem ser as responsáveis pelo aumento do número de pessoas com problemas oculares nas regiões mais quentes do mundo. Portugal já é o país da Europa onde se realizam mais cirurgias às cataratas.

Aumento da seca, incêndios florestais, tempestades severas e vagas de calor. Aos principais efeitos do aquecimento global, já por si assustadores, pode juntar-se outro que o pode afetar diretamente e transformar a sua vida de um dia para o outro: a perda de visão. A conclusão foi alcançada por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, que inquiriram 1,7 milhões de pessoas com mais de 65 anos, sobre a saúde dos seus olhos, nos Estados Unidos. As respostas permitiram indicar que os habitantes das regiões mais quentes daquele país correm 44% mais risco de terem problemas de visão do que quem mora a norte. Problemas que podem levar à cegueira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.