Sábado – Pense por si

Vacinas e imunidade: "Se não fosse a vacinação, teríamos uma mortalidade cinco ou dez vezes superior"

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 21 de setembro de 2021 às 08:00

Especialistas já traçaram vários cenários para os próximos meses. Lúcio Meneses de Almeida, médico especialista em Saúde Pública, avisa que "a única forma de evitarmos novas mutações é quebrarmos cadeias de transmissão e quebrar cadeias de transmissão é vacinar em massa".

A imunidade da vacina contra a covid-19 tem sido um tema muito discutido nos últimos tempos, sobretudo quando a questão se foca naquilo que poderá acontecer no próximo inverno. As autoridades de saúde já traçaram três cenários possíveis para os próximos meses, mas na semana passada Ferro Rodrigues levantou uma questão: "O que deve fazer alguém que já tem mais de 70 anos e que faz dois testes: um em que se demonstra que não tem covid-19 e outro que demonstra que não tem quaisquer anticorpos". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.