Sábado – Pense por si

UE garante distribuição de 4 milhões de vacinas da Pfizer até ao final de março

Comissão Europeia anunciou ter chegado a acordo com a Pfizer/BioNTech para o fornecimento de mais 4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para as próximas duas semanas.

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo com a Pfizer/BioNTech para o fornecimento de mais 4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para as próximas duas semanas, até ao fim do mês de março.

Vacina Pfizer Portugal
Vacina Pfizer Portugal Reuters

Estas 4 milhões de doses serão distribuídas pelos Estados-membros da União Europeia, de acordo com a população de cada país, de maneira a "atacar as variantes agressivas do vírus", aponta a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Em meados de fevereiro, a União Europeia anunciou a compra de mais 200 milhões de doses da vacina da Pfizer e BioNTech, com possibilidade de adquirir mais 100 milhões de doses adicionais, a juntar a mais 300 milhões de doses já acordadas para serem entregues durante 2021.

Com o contrato, a UE garantiu um total de 500 milhões de doses, com o potencial de chegar a 600 milhões, das quais 75 milhões deverão chegar no segundo trimestre do ano, que se inicia em abril.

A vacina da Pfizer e BioNTech foi a primeira a chegar a Portugal e à União Europeia, tendo sido aprovada no final de 2020. As primeiras doses da vacina foram distribuídas ainda no mês de dezembro e começaram a ser administradas no país a 27 de dezembro.