Sábado – Pense por si

Portugueses vão consumir menos açúcar em 2017

Imposto afastou consumidores, considera Governo.

Os portugueses vão consumir este ano menos 4.225 toneladas de açúcar graças ao imposto sobre as bebidas açucaradas, que levou a indústria a vender alternativas mais saudáveis, disse hoje o ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes falava na sessão de abertura da 1.ª Convenção de Alimentação Colectiva, que decorre em Lisboa, durante a qual sublinhou o sucesso desta taxação que, mais do que os impostos arrecadados, fez com que os portugueses ingerissem menos açúcar.

O sucesso da iniciativa levou o Governo a iniciar um trabalho de busca por outros caminhos, com vista ao combate ao excesso de gordura e sal em alimentos problemáticos, embora o ministro não tenha adiantado quais os alimentos visados nem a forma como a medida será aplicada.

"A matéria está a ser preparada", disse aos jornalistas à margem da convenção, acrescentando que gostaria que o caminho passasse pela auto-regulação.

"Não queremos prejudicar o bom momento que a economia vive", disse, elogiando a atitude da indústria, que, perante a taxação dos seus produtos, "adaptou-se e gerou novos produtos mais saudáveis".

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais