Sábado – Pense por si

Os 20 dados do futuro certificado sanitário europeu

SÁBADO
SÁBADO 28 de fevereiro de 2021 às 10:00

Documento deverá incluir, além dos dados pessoais, a data da vacinação e o local onde a mesma foi administrada. Medida poderá estar pronta até ao verão.

Num resumo da mais recente reunião do Conselho Europeu, esta sexta-feira, António Costa anunciou que foi discutida a introdução de um documento, apresentado à entrada dos países europeus, que certifique que um viajante já está vacinado contra a covid-19 ou que já recuperou da infeção. Segundo o primeiro-ministro, a medida poderá estar pronta até ao verão. "A Comissão ficou de preparar durante os próximos meses um documento que permita atestar, de uma forma não identificada, que uma pessoa está numa das seguintes circunstâncias: ou já esteve contaminada com covid, ou já esta devidamente vacinada, ou realizou um teste que confirma que não está nesse momento contaminado, de forma a permitir uma maior facilidade de circulação e uma menor necessidade de recurso a medidas como quarentena", explicou Costa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.