Sábado – Pense por si

Os 20 dados do futuro certificado sanitário europeu

SÁBADO
SÁBADO 28 de fevereiro de 2021 às 10:00

Documento deverá incluir, além dos dados pessoais, a data da vacinação e o local onde a mesma foi administrada. Medida poderá estar pronta até ao verão.

Num resumo da mais recente reunião do Conselho Europeu, esta sexta-feira, António Costa anunciou que foi discutida a introdução de um documento, apresentado à entrada dos países europeus, que certifique que um viajante já está vacinado contra a covid-19 ou que já recuperou da infeção. Segundo o primeiro-ministro, a medida poderá estar pronta até ao verão. "A Comissão ficou de preparar durante os próximos meses um documento que permita atestar, de uma forma não identificada, que uma pessoa está numa das seguintes circunstâncias: ou já esteve contaminada com covid, ou já esta devidamente vacinada, ou realizou um teste que confirma que não está nesse momento contaminado, de forma a permitir uma maior facilidade de circulação e uma menor necessidade de recurso a medidas como quarentena", explicou Costa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.