Sábado – Pense por si

O que é que a Internet faz ao seu cérebro?

Ana Catarina André 30 de junho de 2016 às 08:00

Estarmos sempre ligados torna-nos mais desatentos. Também prejudica a memória, altera o sono e causa dependência. Boas notícias: pode ajudar-nos a treinar a visão e a combater o envelhecimento

Pense nas tecnologias que tinha há 10 anos. Provavelmente dispunha de um telemóvel sem ecrã táctil, com poucos jogos (lembra-se do Snake, a serpente que circulava?) e sem acesso generalizado à Internet. Usava o hi5 como rede social (o Facebook surgiu em 2004, mas só ultrapassou os 100 milhões de utilizadores em 2008) e não imaginava levar um iPad na mochila (apareceu em 2010). Também não recebia notificações constantes sobre novosemails, mensagens no WhatsApp ou gostos no Instagram. "A actual explosão da tecnologia digital não muda apenas a forma como vivemos e comunicamos, mas altera rápida e profundamente os nossos cérebros, que estão a evoluir a uma velocidade nunca vista", explica o cientista Gary Small, autor de vários livros sobre o tema.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.