NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fenómeno raro avistado no domingo deixou banhistas assustados, tendo alguns abandonado as praias com receio que se tratasse de um tsunami. Afinal, o que é uma nuvem rolo?
Uma nuvem, um tsunami ou uma onda gigante? Esta foi a questão que mais pairou sobre alguns banhistas no domingo, que no final da tarde ficaram surpreendidos com um fenómeno meteorológico raro - que foi avistado em locais como Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Figueira da Foz. O momento levou até algumas pessoas a abandonar as praias com receio, tendo algumas filmado e partilhado este episódio nas redes sociais.
Redes sociais
Conhecido como "nuvem rolo", este fenómeno "não está relacionado com tsunamis", segundo o Meteo Trás-os-Montes. Acontece devido à diferença de temperaturas sentidas entre a superfície terrestre e o mar.
"É apenas uma formação atmosférica rara provocada por contrastes entre massas de ar e brisas marítimas", esclarece a página na rede social Facebook.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que se verifica um fenómeno idêntico em Portugal. De acordo com o Meteo Trás-os- Montes, a última vez que foi avistada foi em 1999, no Algarve e "gerou pânico real".
"Na altura, várias pessoas acreditaram estar perante um tsunami. Falaram em 'onda gigante no horizonte' e fugiram em massa das praias. No fim, tratou-se de uma ilusão de ótica, provocada por condições atmosféricas", lembrou a página.
Este fenómeno verificou-se num dia de calor intenso, com a cidade de Moura, no distrito de Évora, a ter atingido os 46,6 graus Célsius, e com o IPMA a colocar sete distritos do continente sob aviso vermelho. Por contraste, algumas cidades foram surpreendidas com a queda de aguaceiros e granizo, assim como ventos fortes.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
A casa, o escritório, o carro são também onde mostramos as nossas aspirações, sonhos e intenções. Observar como as pessoas os escolhem e decoram, em que gastam dinheiro e o que ignoram, dá-nos informação.