Sábado – Pense por si

Mortalidade infantil é a mais alta desde 2018

SÁBADO
SÁBADO 22 de agosto de 2022 às 08:14
As mais lidas

Taxa de mortalidade é de 3,1 por cada mil nados-vivos. Em termos absolutos, são mais 29 mortes face ao período homólogo de 2022.

A taxa de mortalidade infantil em Portugal não estava tão alta desde 2018. Entre janeiro e junho deste ano registaram-se, de acordo com o Portal da Vigilância da Mortalidade, da Direção-Geral da Saúde, 119 óbitos de bebés até um ano de idade. Face ao número de nados-vivos nos primeiros seis meses do ano (38 580, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística), a taxa de mortalidade infantil cifra-se em 3,1 óbitos por cada mil nados-vivos.

Dongxu Fang / Costfoto/Future Publishing via Getty Images

Leia toda a notíciano Correio da Manhã.  

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.