Sábado – Pense por si

Miguel Freitas: "Área de eucalipto vai diminuir em Portugal"

05 de junho de 2019 às 17:36
As mais lidas

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural justificou que esta diminuição já está a acontecer.

A área de eucalipto vai diminuir em Portugal, assegurou hoje aos deputados o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, ouvido pela Comissão de Agricultura e Mar.

"Vamos ter uma redução da área de eucalipto em Portugal", afirmou, justificando que esta diminuição já acontece e que, com a legislação produzida, estão ainda mais dificultadas novas áreas de plantação de eucalipto.

O governante, que juntamente com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, foi ouvido por aquela comissão, adiantou que, com o inventário que está a ser feito "este mês", vai ser também feita uma "atualização das metas concedidas" para a plantação do eucalipto.

Na semana passada, os ambientalistas da Quercus vieram denunciar que os novos programas regionais de Ordenamento Florestal (PROF) privilegiam a plantação de eucalipto, e que esta espeécie vai ocupar 95% do território nacional.

"Os PROF consideram prioritária a plantação de eucaliptos em 95% do território continental e apenas não são privilegiados em 5% da área, ou seja, em oito sub-regiões homogéneas do interior de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Baixo Alentejo", afirmou na altura a associação ambientalista.

A Quercus alertou ainda para o facto de os novos PROF, publicados em fevereiro, terem sido elaborados "com informação desatualizada e utilizando uma metodologia com critérios desajustados, o que os impede de contribuir para um melhor ordenamento florestal".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.