Sábado – Pense por si

Esclerose múltipla: "Tinha uma bebé, não havia muito tempo para pensar no futuro"

Susana Lúcio
Susana Lúcio 12 de junho de 2019 às 07:00

Célia Calete soube que estava doente poucos meses depois de ter sido mãe. Estava sempre cansada e chegou mesmo a cair com a filha ao colo. Chegou a ter de se injectar quase todos os dias. Hoje faz um tratamento por mês para controlar os sintomas

Se não sabe quais são os sintomas da esclerose múltipla, poderá experienciá-los pessoalmente nos próximos meses. A doença, que afeta os sistema nervoso central, provoca dor, perda de sensibilidade nos braços e pernas, falta de equilíbrio e visão dupla. Para sentir na pele o que isso significa, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla criou uma exposição onde os visitantes poderão tentar pegar um caixa de cereais, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminhar e uma caixa com letras distorcidas. O desafio estará em exibição no Lagoas Park, em Oeiras, até ao final de junho e também no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Cascais. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.