Sábado – Pense por si

Como uma menina deixou de falar de um dia para o outro

Susana Lúcio
Susana Lúcio 28 de fevereiro de 2019 às 07:00

Catarina, uma criança meiga e sociável, tornou-se agressiva e deixou de conseguir falar. O diagnóstico assustou os pais: síndrome de Landau-Kleffner, uma doença rara que afecta apenas três crianças em Portugal

No verão de 2015 a vida de Catarina Martins e dos pais mudou radicalmente. De repente, a menina meiga e comunicativa tornou-se violenta. "Começou a fazer birras agressivas, tentávamos falar com ela, mas ela não nos ouvia", recorda a mãe, Rute Martins, à SÁBADO. Os pais tentaram explicar o comportamento da filha com o mês de férias que a família tinha passado em Paredes de Coura, em Viana do Castelo. Talvez a atenção mimara a menina, pensaram.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?