Sábado – Pense por si

Como o isolamento prejudica a mente e o corpo

Susana Lúcio
Susana Lúcio 22 de abril de 2020 às 17:42

Ansiedade, depressão, stress pós-traumático, obesidade, diabetes e dor crónica. Estas são as doenças que podem afetar os portugueses depois de meses em confinamento social. Saiba como evitá-las

Uma das últimas vezes que Maria Luísa de Lima saiu à rua para ir às compras viu algo novo nas poucas pessoas com quem se cruzou. "Aproximei-me dos frescos no supermercado e a pessoa que lá estava afastou-se de imediato", conta à SÁBADO a professora catedrática no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. "Estamos com medo uns dos outros. Já éramos um país com um baixo nível de confiança. Algo que nos faz menos felizes. Agora temo que a quarentena torne o medo crónico."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.