Sábado – Pense por si

Como evitar o trânsito com a ajuda da matemática

Dina Arsénio 26 de novembro de 2017 às 08:00

Não é uma sugestão louca. Saiba até que para chegar a horas, o melhor poderá ser escolher o caminho mais longo. Étienne Ghys explica tudo.

São quatro quilómetros até ao trabalho. Mas Étienne Ghys quase nunca vai de carro. Há 15 anos que faz o trajecto a pé e não é por ser desportista. Étienne é matemático e aplica o raciocínio lógico a tudo. No mês passado, precisou de levar o carro e demorou duas horas e meia – a pé, por outro caminho, fá-lo em 45 minutos. Este é um dos métodos que utiliza para evitar o trânsito em Lyon, no centro da França. Mas através da matemática quer mostrar que existem outras hipóteses, como fechar estradas, por exemplo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.