Beber chá três vezes por semana aumenta a esperança de vida?

Beber chá três vezes por semana aumenta a esperança de vida?
Mariana Branco 16 de janeiro de 2020

Beber chá, de preferência verde, pelo menos três vezes por semana previne as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 31% das mortes registadas devem-se a estas doenças. Mas há um simples hábito que pode ajudar a preveni-las: beber chá. Mais precisamente, as pessoas que bebem chá três vezes por semana têm uma esperança de vida 1,26 anos superior, revelam os resultados de um estudo publicado recentemente no European Journal of Preventive Cardiology

Um grupo de investigadores de diferentes instituições da China - país onde os derrames cerebrais e a cardiopatia coronária são as principais causas de morte -analisaram os propriedades do chá e os seus benefícios para a saúde, concluindo que beber a infusão - principalmente o chá verde - de forma habitual reduz as mortes por estas doenças e os riscos de as ter.

Para chegar a estas conclusões os investigadores utilizaram dados de mais de 100 mil chineses adultos, dos quais 31,6% bebia chá pelo menos três vezes por semana. A maioria dos consumidores habituais eram homens, fumadores, e bebiam álcool. Durante mais de sete anos de acompanhamento, a quantidade de episódios de doença cardiovascular foi menor na percentagem de participantes que bebiam a infusão. Já a mortalidade reduziu-se até 30%.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais