Sábado – Pense por si

As vantagens de ser mais velho no exercício e nas relações

Susana Lúcio
Susana Lúcio 03 de dezembro de 2023 às 10:00

A ideia de que se perde capacidades ao longo dos anos não é totalmente verdadeira. Há habilidades em que a idade é uma vantagem: correr mais de 50 km é uma delas.

A biologia é determinante: a partir dos 30 anos o crescimento de massa muscular e massa óssea estabiliza e uns anos mais tarde a rapidez do cérebro para resolver problemas diminui. Mas o envelhecimento depende do estilo de vida e há metas que só são atingidas mais perto da meia-idade e depois dela. “O processo varia de pessoa para pessoa, influenciado pelas condições socioeconómicas, pela alimentação e pelas escolhas feitas”, explica Helena Canhão, professora catedrática na NOVA Medical School e coordenadora do grupo de investigação sobre envelhecimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.