Afinal para que serve o apêndice?

Nuno Paixão Louro 13 de janeiro de 2017

Quem já passou por uma apendicite sabe que o pequeno canal, ligado ao intestino grosso, pode fazer-se notar através da dor, mas qual é a sua função?

Era um dos mistérios da ciência, mais propriamente da que estuda os órgãos do corpo, porque não havia uma resposta para a sua existência, apenas dúvidas. Agora, um estudo publicado a 9 de Janeiro, veio provar que o apêndice tem afinal uma utilidade específica e é importante.

Normalmente, só de dá por ele em caso de apendicite, ou seja de inflamação aguda, e não era conhecida qualquer função para este pequeno canal (com uma média de cinco a 10 centímetros) que prolonga o ceco, ou seja, a parte inicial do intestino grosso, podendo até viver-se sem ele. Porém, sabia-se que, em caso de peritonite (perfuração), pode provocar a morte.

Um estudo científico da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade do Midwestern, no Arizona, Estados Unidos, concluiu que longe de ser inútil, este pequeno órgão tem um papel importante no que toca ao sistema imunitário, ao permitir a concentração de tecido linfóide nos intestinos, fundamental para o desenvolvimento de bactérias benéficas ao organismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais