Secções
Entrar

Vacina da AstraZeneca já chegou. DGS diz que é para pessoas com menos de 65 anos

Diogo Barreto 08 de fevereiro de 2021 às 07:25

A vacina parece ter um efeito menos positivo junto da população mais idosa. Em vários países vai ser administrada a pessoas com menos de 65 anos e Portugal decidiu pelo mesmo.

Portugal recebeu este domingo um lote de 43.200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório, informou à Lusa a 'task force' para o plano nacional de vacinação contra a covid-19. No entanto, até esta segunda-feira de manhã o Governo ainda não tinha dado orientações públicas sobre quem poderia e será vacinado com este produto, já que o mesmo mostrou pouca eficácia na proteção dos cidadãos mais idosos, que são os que estão na linha da frente para serem vacinados para já.

Reuters

Já esta manhã a DGS informou que vacina da AstraZeneca pode ser usada em pessoas maiores de 18 anos como prevenção da covid-19, contudo, "até novos dados estarem disponíveis", "deve ser preferencialmente utilizada para pessoas 65 anos ou menos de idade".

Este domingo, o comentador Luís Marques Mendes afirmou que as autoridades sanitárias nacionais preparam uma "orientação prática" no sentido da vacina da AstraZeneca ser aplicada a pessoas com idade inferior a 65 anos. E que os primeiros a receberem a vacina devem ser os elementos das Forças Armadas ou os bombeiros.

A África do Sul anunciou este domingo a suspensão temporária do seu programa de vacinação covid-19 após um estudo ter demonstrado uma eficácia "limitada" da vacina AstraZeneca/Oxford contra a variante do novo coronavírus detetada no país. O programa de vacinação deveria começar nos próximos dias 

O estudo, realizado pela Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo e ainda não revisto pelos pares, diz que esta vacina oferece "proteção limitada contra formas moderadas da doença causada pela variante detetada da África so Sul em adultos jovens". "Este é um problema temporário, temos de suspender as vacinas AstraZeneca/Oxford até termos resolvido estes problemas", disse o ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

De acordo com os resultados preliminares, esta vacina é apenas 22% eficaz contra formas moderadas do vírus e ainda não estão disponíveis resultados sobre a sua eficácia contra formas graves.

A AstraZeneca vai fornecer à UE mais nove milhões de doses adicionais da sua vacina contra a Covid-19, num total de 40 milhões de doses, um aumento de 30 por cento, anunciou a semana passada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A UE está atrasada no processo de garantir a vacinação dos seus 450 milhões de habitantes, em comparação com o Reino Unido e os Estados Unidos. A lentidão do processo tem sido atribuída a problemas nacionais e ainda no atraso da aprovação de vacinas em comparação com outros países, e nos escassos fornecimentos garantidos inicialmente. No entanto, a Comissão Europeia continua a almejar vacinar 70% da sua população até ao final do verão deste ano.

Numa atualização do processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal até 01 de fevereiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que o país já recebeu mais de 400 mil vacinas, 387.270 da BioNTech/Pfizer e 19.200 da Moderna.

A entrega do primeiro lote da AstraZeneca a Portugal acontece no mesmo dia em que foi revelado que esta vacina oferece proteção limitada contra a variante detetada na África do Sul, segundo resultados preliminares de um estudo que será publicado na segunda-feira.


Notícia actualizada às 9h05 com as informações da DGS

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela