Secções
Entrar

Vacina BCG começa hoje a ser distribuída em Portugal

12 de fevereiro de 2016 às 16:49

A vacina, que tem estado indisponível no país, vai hoje começar a ser distribuída pelas administrações regionais de saúde, sendo depois chamadas, pelas unidades de saúde para vacinação, as crianças de grupos de risco

A vacina BCG, que tem estado indisponível em Portugal, vai hoje começar a ser distribuída pelas administrações regionais de saúde (ARS), sendo depois chamadas, pelas unidades de saúde para vacinação, as crianças de grupos de risco.

Uma falha de produção do laboratório que fabrica a BCG (contra a tuberculose) para a Europa esteve na origem dos problemas de fornecimento da vacina em Portugal, que começaram em Março do ano passado.

Segundo uma nota oficial do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas pelas ARS e pelas regiões autónomas da Madeira e dos Açores vai hoje arrancar.

Estas vacinas destinam-se a crianças com menos de seis anos, pertencentes a grupos de risco, como: provenientes de países com elevada incidência de tuberculose; que coabitem ou convivam com portadores de VIH/sida ou dependentes de droga e álcool; que pertençam a comunidades com risco elevado de tuberculose; ou viajantes para países com elevada incidência de tuberculose.

"Portugal já faz parte dos países desenvolvidos com baixo risco de infecção por tuberculose, e tem um sistema de informação eficaz para monitorizar a doença", refere o comunicado do Ministério.

Adianta que a vacinação é da responsabilidade a nível local (unidades de saúde), com as crianças de risco a serem identificadas pelas respectivas unidades de saúde e convocadas para vacinação.

O Ministério recorda que a vacina BCG pode ser dada na mesma altura em que se administram outras vacinas do Programa Nacional de Vacinação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela