Secções
Entrar

Prémio Gruber Cosmologia entregue a equipa com portugueses

20 de agosto de 2018 às 09:00

Sonda Planck, cuja missão terminou em 2012, permitiu recolher dados da radiação cósmica de fundo o Universo com uma precisão sem precedentes.

O Prémio Gruber de Cosmologia 2018, que distingue a equipa científica da sonda europeia Planck, que inclui investigadores portugueses, é entregue na Assembleia-Geral da União Astronómica Internacional, que começa esta segunda-feira em Viena, Áustria. A vasta equipa científica internacional da Planck inclui os cosmólogos portugueses Graça Rocha, Marta Alves, Luís Mendes e Pedro Carvalho.

Lançada em 2009 pela Agência Espacial Europeia, a sonda Planck, cuja missão no espaço terminou em 2012, permitiu recolher dados da radiação cósmica de fundo (radiação electromagnética) do Universo com uma precisão sem precedentes.

Justificando a atribuição do galardão, que distinguiu também a título individual os coordenadores da equipa Jean-Loup Puget e Nazzareno Mandolesi, o presidente do conselho consultivo do prémio, o astrónomo Robert Kennicutt, realçou, citado pela Fundação Gruber, que a missão Planck "fez medições definitivas das propriedades do Universo em expansão".

Em declarações em Julho à Lusa, a cosmóloga Graça Rocha, que trabalha na agência espacial norte-americana NASA, disse que o prémio representa o "reconhecimento importante dos impactos científicos que a missão originou ao longo destes anos".

A sonda mediu o conteúdo da matéria e a geometria do Universo, mapeou a temperatura da radiação cósmica de fundo, o ‘fóssil’ do Big Bang, momento que corresponderá ao início do Universo, e forneceu informação sobre a poeira interestelar e os campos magnéticos da Via Láctea.

O Prémio Gruber de Cosmologia distingue anualmente cosmólogos, astrónomos ou astrofísicos pelos avanços na compreensão do Universo. Com sede nos Estados Unidos, a Fundação Gruber premeia trabalhos nos domínios da cosmologia, genética, das neurociências, da justiça e dos direitos das mulheres. A Assembleia-Geral da União Astronómica Internacional, que começa esta segunda-feira em Viena, termina em 31 de Agosto e reúne mais de três mil astrónomos de 88 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela