Secções
Entrar

"Perseverança" tenta hoje pousar em Marte. Acompanhe em direto

Ana Bela Ferreira 18 de fevereiro de 2021 às 18:57

Nona missão da NASA a aterrar em Marte deve atingir a sua superfície às 20h55. Uma tarefa que o rover Perseverance vai ter de fazer sozinho durante sete minutos. Para assistir em direto a partir das 19h15.

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) tenta esta quinta-feira fazer chegar o seu nono robô à superfície de Marte. A missãoMars 2020 Perseverance(Marte 2020 Perseverança, em português) está programada para pousar esta noite no planeta vermelho.

NASA/JPL-Caltech/Handout via REUTERS

A missão de aterragem vai ser um dos momentos cruciais para o sucesso de uma missão que saiu da Terra a 30 de julho de 2020. São os chamados "sete minutos de terror" - o momento de entrada, descida e pouso (EDL, em inglês) - que o rover vai ter de passar sozinho, dada a distância da Terra e odelayentre os dois planetas - 11 minutos e 22 segundos. Ou seja, quando na Terra estivermos a ver as imagens dorovera entrar na atmosfera de Marte, ele já deve estar pousado na sua superfície.

Mais concretamente algures dentro da cratera Jezero, onde os cientistas que acompanham a missão esperam poder encontrar vestígios de vida microscópica com milhares de anos. A chegada a Marte do Perseverance pode ser acompanhada em direto no site daNASAou no YouTube, a partir das 19h15. A aterragem está prevista para as 20h55, hora portuguesa.

https://youtu.be/21X5lGlDOfg


Durante a emissão vai ser possível acompanhar uma das fases mais importantes e mais arriscadas, já que apenas 40% das missões a Marte conseguiram pousar. O Perseverance estão programado para conseguir aterrar sozinho e em segurança. Se tudo correr bem, uma das primeiras tarefas do robô é fotografar a sua nova casa.

Com o Perseverance vai também um objeto nunca enviado para Marte: um pequeno helicóptero - Ingenuity -, a primeira tentativa de operar um voo na superfície de outro planeta.

É de esperar que esta missão dure pelo menos um ano marciano - ou seja, 687 dias terrestres (quase dois anos). Tempo durante o qual deve recolher imagens e vestígios de possível vida numa cratera formada pelo impacto do delta de um rio há muito extinto e que tem 45 quilómetros de diâmetro.

"Achamos que a cratera de Jezero é um dos melhores locais para encontrar biomarcadores", defendeu Ken Williford, cientista adjunto do projeto Marte 2020 do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela