Secções
Entrar

Nasceu o primeiro bebé da Europa gerado por duas mulheres

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira 03 de novembro de 2023 às 11:16

A técnica utilizada para gerar o bebé é chamada de sistema INVOcell, que permite que o desenvolvimento do embrião seja partilhado entre duas mulheres.

Na segunda-feira nasceu, em Maiorca (Espanha), o primeiro bebé da Europa gerado por duas mulheres. Filho de Azahara, de 27 anos, e Estefanía, de 30 anos, o bebé Derek nasceu no hospital Juaneda Mirabar, com 3,3 kg, avança oDiario de Mallorca.

Dongxu Fang / Costfoto/Future Publishing via Getty Images

A técnica utilizada para gerar o bebé é chamada de sistema INVOcell, que permite que o desenvolvimento do embrião seja partilhado por duas mulheres. Esta é a primeira vez que a técnica é efetuada com êxito na Europa.

O sistema INVOcell consiste em colocar um dispositivo na cavidade vaginal superior, permitindo que a fertilização e incubação ocorram de forma semelhante à conceção natural. O embrião desenvolve-se nesse local durante os primeiros dias, e uma vez desenvolvido, é retirado do dispositivo e implantado no útero. Neste caso, o desenvolvimento aconteceu numa das mulheres e depois foi implantado no útero da outra.

O INVOcell é o primeiro dispositivo médico aprovado pela FDA (autoridade dos medicamentos nos EUA) e com a marca CE (em conformidade com as regras da Comunidade Europeia) para tratamento de fertilidade através de cultura intravaginal (IVC). Durante a IVC, óvulos, espermatozoides e meios de cultura são combinados no dispositivo INVOcell.

A diferença para a fertilização in vitro, onde os óvulos e espermatozoides são combinados em laboratório, o INVOcell mantém os óvulos e espermatozoides dentro do corpo da mulher. Este processo proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento do embrião.

Este método de reprodução assistida permite que as mulheres se sintam mais envolvidas no processo de reprodução, uma vez que o embrião se desenvolve dentro de um corpo em vez de num laboratório.

No caso do bebé Derek, o embrião foi desenvolvido dentro do corpo de uma das mulheres, e uma vez desenvolvido, foi removido e colocado no útero da outra mulher, permitindo assim, que o casal gerasse um bebé em conjunto.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela