Secções
Entrar

Mortes em Portugal ficam 26% acima da média em junho

Diogo Barreto 17 de junho de 2022 às 07:35

Primeiras semanas de junho com "excesso de mortalidade" de 26%. Mortes atribuídas à covid-19 explicam metade e DGS lembra que temperaturas elevadas podem ter contribuído para as mortes.

Portugal registou nas primeiras duas semanas de junho uma mortalidade 26% acima da média de mortes diárias entre 2009 e 2019,avança o jornal Público, esta sexta-feira. Mortes por covid-19 representam metade dos números de "excesso de mortalidade". Direção-Geral da Saúde atribui, parcialmente, valor acima do normal às temperaturas anormalmente elevadas que se registaram.

Segundo os dados oficiais transmitidos pela DGS, na semana de 1 a 6 de junho, Portugal registou uma média de 42 mortes diárias atribuídas à covid-19, sendo que o excesso de mortalidade nesta semana é de 71 óbitos, em média. Isto quer dizer que as mortes por covid-19 representam apenas mais de metade das mortes. Ao diário, a DGS justifica o "aumento da mortalidade específica" por covid-19 ao "aumento da temperatura média do ar", com a autoridade de saúde a relembrar que este indicador tem estado "acima do normal para esta época do ano". 

Maria João Valente Rosa, disse ao Público, que a pandemia e o calor estarão entre as principais causas para o excesso de mortalidade mas é uma das especialistas que pedem um estudo mais aprofundado, porque junho está a continuar a tendência dos meses anteriores de ter um excedente de mortalidade. "As questões climatéricas e outros fatores podem ajudar a explicar minimamente por que razão é que março foi um mês tão mau [nos números da mortalidade]", afirma, notando que "adiou-se um bocadinho a verdadeira questão": "o que acontece, e para o que não consigo encontrar grandes razões, para já, é que voltou a verificar-se em abril e em maio, e junho também não está a dar sinais de abrandamento".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela