Secções
Entrar

Metade das crianças asmáticas tem a doença por controlar

02 de maio de 2016 às 08:54

Estudo concluiu que em média as crianças asmáticas portuguesas faltam mais de 500 mil dias à escola devido à doença

Metade das crianças asmáticas em Portugal tem a doença por controlar, indica um estudo citado pela agência Lusa. A cada ano, são gastos 40 milhões de euros com urgências ou atendimentos relativos a crises de asmas na infância.

O estudoCusto da Asma na Criançafoi orientado por um professor do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e contou com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Revelou ainda que cada criança asmática vai entre 1,6 a 1,9 vezes por ano a serviços de urgência e que em média, são gastos entre 400 a 700 euros por ano por criança em idas às urgências ou atendimentos não programados. Em cada ano, as crianças asmáticas portuguesas faltam mais de 500 mil dias à escola devido à doença. Em média, uma criança asmática falta seis dias num ano lectivo.

O estudo abrangeu a análise de crianças asmáticas portuguesas até aos 17 anos. Em Portugal existem cerca de 175 mil crianças ou adolescentes asmáticos, uma prevalência de 8,4%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela