Sábado – Pense por si

Quando a enxaqueca rouba o sorriso – e empurra para a depressão

Em outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental e, por isso, importa olhar para uma relação ainda pouco falada: a da enxaqueca com a depressão. Para milhares de portugueses, este tipo de dor de cabeça crónica não é só física: abre a porta a um sofrimento emocional profundo.

Compreender e eliminar as alergias

A razão pela qual algumas substâncias desencadeiam alergias e porque é que não o fazem em todas as pessoas não é ainda muito clara, mas a história de outras alergias na família (a chamada atopia) parece ser o principal fator predisponente. 

Vanda Marques

Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa

Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.

Susana Lúcio

O poder dos medicamentos para emagrecer

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

Ana Taborda

Violas: a fortuna do amigo de Montenegro

O primeiro Manuel perdeu o pai e os dois irmãos aos 3 anos. Fez-se rico com cordas e casinos, passou a liderança ao filho mais esperado – e polémico.

Lucília Galha

O vírus das bronquiolites também é perigoso para os adultos

O vírus sincicial respiratório é responsável por mais de três mil internamentos em maiores de 65 anos em Portugal. O impacto na mortalidade pode mesmo ser superior ao da gripe em pessoas com doenças associadas. Seis sociedades médicas juntaram-se para recomendar a vacinação desta população.

Sónia Bento

Asma al-Assad, de idolatrada a odiada

Foi admirada pelo seu estilo e elegância e como defensora dos direitos das mulheres e dos necessitados no Médio Oriente. Agora, Asma é vista como cúmplice da crueldade do marido.

João Carlos Barradas

A ascensão e queda dos Al-Assad na Síria

Herdeiro do poder conquistado pelo pai, Hafez al-Assad, em 1970, Bashar não conseguiu sobreviver a uma guerra civil que se prolongava desde 2011. Fugido do país, será para a minoria alauita, a que pertence, que os rebeldes sírios se vão voltar.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)