Secções
Entrar

Meta vai treinar IA com conteúdos públicos de utilizadores europeus

Lusa 14 de abril de 2025 às 16:09

As interações das pessoas com a Meta AI também serão utilizadas para treinar e melhorar os modelos, além das publicações e comentários públicos, explicou a empresa.

A Meta vai começar a utilizar conteúdos públicos de utilizadores europeus para treinar os seus modelos de inteligência artificial (IA), retomando o trabalho suspenso no ano passado depois de ativistas terem levantado preocupações sobre a privacidade dos dados.

REUTERS/Dado Ruvic

Segundo a agência de notícias Associated Press, a empresa que detém redes sociais como o Facebook ou o Instagram, disse que iria treinar os seus sistemas de IA utilizando publicações e comentários partilhados por utilizadores adultos na União Europeia (UE).

"As interações das pessoas com a Meta AI -- com perguntas e questões -- também serão utilizadas para treinar e melhorar os modelos", afirmou a empresa através de uma publicação citada pela agência noticiosa.

A Meta está a fazer a mudança depois de ter lançado o seu assistente Meta AI no mês passado para os utilizadores europeus, após já ter sido lançado nos Estados Unidos e noutros mercados.

De acordo com a Associated Press, os esforços de formação em IA da empresa foram dificultados pelas rigorosas leis de privacidade de dados da UE, que dão às pessoas controlo sobre a forma como as suas informações pessoais são utilizadas.

Apesar disso, a Meta referiu que um painel de reguladores da privacidade da UE em dezembro "afirmou" que a sua abordagem original cumpria a obrigações legais.

A empresa salientou ainda que não vai utilizar mensagens privadas para treinar o seu modelo de IA e repetiu que está apenas a seguir o exemplo dos rivais Google e OpenAI, "que já utilizaram dados de utilizadores europeus para treinar os seus modelos de IA".

Além disso, a empresa vai também notificar os utilizadores da UE sobre o treino, incluindo uma ligação para um formulário onde os utilizadores podem objetar a qualquer momento o uso das suas informações, refere a agência de notícias.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela