Secções
Entrar

Estas são as farmácias onde pode fazer testes grátis à covid-19

SÁBADO 09 de julho de 2021 às 17:11

A entrada no interior de restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado fica condicionada pela apresentação de testes, bem como o alojamento turístico. Saiba onde pode fazer testes grátis.


Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros determinou a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo (caso não tenha certificado digital) para aceder ao interior de espaços de restauração nos concelhos de risco elevado e muito elevado, e em hotéis e alojamentos locais em todo o país. Além do teste de PCR, podem ser apresentados testes rápidos de antigénio (autotestes ou realizados em laboratórios e farmácias). 

Desde 1 de julho que é possível fazer testes rápidos de antigénio gratuitos em farmácias espalhadas por vários pontos do país. A possibilidade prolonga-se por um mês e poderá ser prolongada por períodos de tempo iguais. Cada utente pode fazer até quatro testes grátis por mês. 

Veja a listaaqui

Esta oferta não se aplica a quem tem certificado digital (vacinação ou recuperação) nem aos menores de doze anos. 

Em Lisboa, há 19 farmácias onde se podem fazer estes testes. Na capital, também vigora o programa de testagem municipal, que oferece testes grátis de antigénio a pessoas de todos os concelhos (dois por mês). 

Quais são os testes aceites para aceder a alojamento e restauração? 
O Conselho de Ministros determinou quatro alternativas para aceder aos espaços. Pode apresentar um teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação; um teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação; um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado; e um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela