Secções
Entrar
Ao minuto

Agência europeia aprova vacina da AstraZeneca

Diogo Barreto 29 de janeiro de 2021 às 09:14

Siga aqui as atualizações sobre a pandemia de covid-19 em Portugal e no mundo.

Momentos Chave
MÁRIO CRUZ/LUSA
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado 29 jan 2021
29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 17:14

Rússia oferece 100 milhões de doses da sua vacina à UE

A Rússia ofereceu hoje à União Europeia (UE) 100 milhões de doses da sua vacina Sputnik V contra o coronavírus, quando se registam atrasos na entrega de vacinas e existe um contencioso entre Bruxelas e a farmacêutica AstraZeneca.


"Após finalizar a parte principal da vacinação massiva na Rússia, o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR) pode disponibilizar à UE 100 milhões de doses da vacina Sputnik V para 50 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021", assinalaram os responsáveis da organização na sua conta oficial no Twitter.


O FIDR, que negoceia os contratos com os países que adquiriram a Sputnik V, desenvolvida no Centro Gamaleya, especificou que a entrega estará sujeita "à aprovação" da Agência Europeia do Medicamento (EMA).


O fundo soberano da Rússia recordou que a vacina russa já foi registada em 15 países, incluindo a Hungria na UE, e diversos Estados latino-americanos, como a Argentina, Bolívia, Venezuela e Paraguai, e que "enviou documentos" à EMA para um processo de "contínua revisão", de acordo com o comunicado oficial.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 17:13

Alentejo tem 37 surtos ativos em lares - ARS

O Alentejo tem 37 surtos ativos de covid-19 em lares de idosos e a maioria das ocorrências verifica-se em instituições do distrito de Évora, com cerca de 800 utentes e funcionários infetados e 8% de mortalidade.


Os números foram avançados hoje à agência Lusa pelo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, que indicou que estão identificados na região "48 surtos ativos" do vírus que provoca a covid-19, dos quais 37 são em lares.


Segundo o responsável, é no distrito de Évora que se "vive" a situação "mais grave", com 16 surtos em lares, seguindo-se o distrito de Portalegre, com 11, o Litoral Alentejano, com seis, e o distrito de Beja, com quatro.



No distrito de Évora, adiantou, os surtos ativos nos lares já infetaram com o novo coronavírus SARS-CoV-2 cerca de 800 pessoas, entre utentes e funcionários, registando-se cerca de 8% de mortalidade.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 15:25
Diogo Barreto

Agência Europeia para o Medicamento aprova vacina da AstraZeneca

Agência Europeia para o Medicamento (EMA, na sigla inglesa) deu hoje luz verde à utilização da vacina da AstraZeneca, que foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, validando a sua administração a todos os adultos.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 15:24
Ana Taborda

Doentes transferidos de dois hospitais para a Madeira estão ventilados

Já há equipas no hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e no São Francisco Xavier, em Lisboa, a preparar três doentes para serem transferidos para a Madeira. Os doentes que vão ser trasferidos estão nos cuidados intensivos, entubados e ventilados. E vão viajar sedados. Serão acompanhados por uma equipa médica que incluirá um médico anestesista e um intensivista, confirmou aSÁBADOjunto de fonte que está a acompanhar o processo.


O trasporte até ao Aeroporto da Portela será assegurado pelo INEM. A partir dali, seguem para o Funchal a bordo de um avião da Força Aérea, um C-130. O voo está planeado para daqui a, no máximo duas horas, - prevê-se que descole de Lisboa entre as 16h30 e as 17h.


Leiaaqui o artigo na íntegra

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 14:10
Mariana Branco

Portugal com 13.200 novos casos de covid-19. Morreram mais 278 pessoas

Um dia depois de registar novos máximos em mortes e infeções por covid-19, Portugal contabiliza esta sexta-feira 13.200 novos casos, o que eleva o total de infeções para 698.583.


O número de óbitos continua a subir. Nas últimas 24 horas foram registadas mais 278 vítimas mortais, elevando para 11.886 o total de óbitos desde o início da pandemia.


Há, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 11.187 pessoas recuperadas da doença. O número de recuperados chega assim aos 504.886.


A pandemia do novo coronavírus superou os 101 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o número de mortes a aumentar mais de 16 mil nas últimas 24 horas.


No total, e desde que foi identificada na China em dezembro de 2019, a covid-19 já provocou pelo menos 2.191.865 de mortes no mundo.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 13:17
Diogo Barreto

Vacina da Johnson & Johnson com eficácia de 66%

A vacina da Johnson & Johnson obteve uma eficácia de 66% num ensaio clínico global.

Estes 66% dizem respeito à eficácia da vacina na prevenção da doença, a nível global, mas a J&J indica que nos EUA a vacina teve uma eficácia de 72%. É uma taxa de sucesso muito inferior às da Pfizer e Moderna que têm ambas cerca de 95% de eficácia.

Mas a Johnson & Johnson garante que a sua vacina terá uma eficácia de 85% na prevenção de sintomas graves causados pela covid-19.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 11:43

PSD exige mais transparência sobre a vacinação

O grupo parlamentar do PSD requereu hoje ao Governo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) inclua no seu boletim diário dados sobre o processo de vacinação contra a covid-19, exigindo transparência e mais informação aos cidadãos.


Num requerimento que deu hoje entrada no parlamento, cujo primeiro subscritor é o líder do PSD e deputado Rui Rio, pede-se que sejam disponibilizados diariamente o número de doses da vacina administradas e de cidadãos vacinados por escalão etário.


O PSD quer ainda que seja divulgado diariamente o número de pessoas que estão imunizadas por escalão etário e por grupo prioritário, lamentando que a Plataforma de Monitorização da Vacinação contra a covid-19 não inclua dados que permitam uma "análise mais fina".


"Mantém-se, até hoje, inalterada a plataforma, que constitui uma ferramenta estanque que atualiza semanalmente um número genérico de vacinas administradas, não permitindo qualquer análise mais fina nem cumprindo princípios de transparência", critica o PSD.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 10:40

Agência do Medicamento confirma segurança de vacina da Pfizer

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 10:29
Lusa

UE ameaça publicar contrato com AstraZeneca

A União Europeia tenciona publicar hoje o contrato firmado com a AstraZeneca para a aquisição de vacinas contra a covid-19, que o laboratório britânico diz não estar em condições de cumprir, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.


"Nós queremos publicar o contrato hoje e estamos em discussões com a empresa", sobre as partes do texto que devem ser mantidas em sigilo por razões de confidencialidade, assinalou Von der Leyen, numa entrevista hoje de manhã à rádio alemã Deutschlandfunk.


A intenção da Comissão em tornar público o contrato firmado com a AstraZeneca ocorre em pleno ‘braço de ferro’ entre a UE e a farmacêutica britânica, que se diz agora incapaz de fornecer as doses de vacinas contratualizadas com Bruxelas, e no dia em que é esperada a ‘luz verde’ da Agência Europeia do Medicamento (EMA) à sua utilização na Europa.


Em agosto de 2020, a Comissão Europeia assinou um contrato – orçado em 336 milhões de euros - com a AstraZeneca para aquisição de 300 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida em colaboração com a universidade de Oxford, com uma opção de mais 100 milhões de doses.


No entanto, na semana passada, a AstraZeneca anunciou que pretende entregar doses consideravelmente menores do que acordado com a UE, por alegados problemas de capacidade na produção, o que causou a indignação do executivo comunitário, que ameaça recorrer às vias legais.


Este foi o primeiro contrato assinado por Bruxelas com uma farmacêutica para aquisição de vacinas contra a covid-19 de um total de oito já existentes.


O bloco comunitário já anunciou, entretanto, a criação de um mecanismo de transparência para monitorizar as exportações para países terceiros das vacinas que integram o portefólio da Comissão Europeia para evitar este tipo de problemas na entrega.


Além da UE, a AstraZeneca é uma das maiores fornecedoras de vacinas contra a covid-19 no Reino Unido (antigo Estado-membro) e nos Estados Unidos, por exemplo.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 09:30
Lusa

África com mais 1.056 mortos e 20.930 infetados nas últimas 24 horas

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 09:29
Lusa

Alemanha regista 839 mortes e 14.022 infeções nas últimas 24 horas

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 09:29
Lusa

Equipa da OMS visita hospital de Wuhan onde primeiros pacientes foram tratados

Uma equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitou hoje o hospital onde a China diz que os primeiros pacientes com covid-19 foram tratados, há mais de um ano, na cidade chinesa de Wuhan.

A visita faz parte da investigação no terreno sobre as origens do novo coronavírus.

Os especialistas da OMS viajaram para a China, procedentes de Singapura, em 14 de janeiro passado, mas desde então observaram duas semanas de quarentena.

A missão prolongar-se-á por mais algumas semanas.

Os especialistas e as autoridades chinesas tiveram as primeiras reuniões presenciais num hotel esta manhã.

"Primeiro encontro cara a cara com os nossos colegas. Correção: máscara para máscara, dadas as restrições médicas", apontou a virologista holandesa Marion Koopmans, através da rede social Twitter.

Membros da equipa deixaram depois o hotel de carro e pouco tempo depois entraram nos portões do Hospital Provincial de Medicina Integrada Chinesa e Ocidental de Hubei, onde, de acordo com o relato oficial da China, em 27 de dezembro de 2019, o médico Zhang Jixian diagnosticou os primeiros casos do que era então designado como "pneumonia de origem desconhecida".

A OMS disse anteriormente no Twitter que a equipa solicitou "dados subjacentes detalhados" e planeou falar com alguns dos primeiros pacientes.

Os especialistas também têm planeado visitar locais como o mercado de mariscos de Huanan, ligado a muitos dos primeiros casos, o Instituto de Virologia de Wuhan e laboratórios em instalações como o Centro de Controlo de Doenças de Wuhan.

A investigação no terreno, que a China levou mais de um ano a autorizar, é extremamente sensível para o regime comunista, cujos órgãos oficiais têm promovido teorias que apontam para que o vírus tenha tido origem em outros países.

29 jan 2021 29 de janeiro de 2021 às 09:24
Lusa

Cerca de 30 ambulâncias à porta do Hospital de Santa Maria

Cerca de 30 ambulâncias estavam cerca das 07h30 paradas à porta das urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à Lusa o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH).

"Esta situação é inaceitável. Estão cerca de 30 ambulâncias à porta do hospital. Esta fila é para doentes covid ou suspeita de covid. Isto já ultrapassa aquilo que é aceitável em termos de dignidade. Um doente estar oito horas deitado numa maca não é fácil", disse.

Carlos Silva disse também à Lusa que a medida anunciada na quinta-feira pelo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte de que será feita a partir de hoje uma pré-triagem aos doentes vai minimizar o número de ambulâncias à porta do hospital.

"É minimamente aceitável e irá minimizar a espera e o número de ambulâncias no local, mas vamos continuar com o mesmo problema: o envio das ambulâncias em excesso. Por isso, consideramos que os protocolos dos meios de emergência médica devem ser alterados", salientou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela