Secções
Entrar

Cem anos depois, comprovadas as ondas gravitacionais de Einstein

11 de fevereiro de 2016 às 17:05

Foram propostas pela Teoria da Relatividade. São ondulações no espaço-tempo provocadas pelos movimentos dos objectos no Universo e propagam-se pelo espaço

As ondas gravitacionais, cuja existência o físico Einstein apontou há um século na sua Teoria da Relatividade, foram pela primeira vez detectadas de forma directa a 14 de Setembro último, foi hoje anunciado.

Numa grande conferência de imprensa em Washington, os cientistas do Observatório Norte-Americano de Interferometria Laser (LIGO) puseram assim termo a meses de rumores e grande expectativa entre a comunidade científica perante uma descoberta que abre a porta à redescoberta do Universo, desta vez sem necessidade da luz.

#OndasGravitacionales pic.twitter.com/xf48QplZMh


O físico teórico alemão Albert Einstein (1879-1955) defendeu, na Teoria da Relatividade Geral que o celebrizou, que os objectos que se movem no Universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. Previu, assim, a existência das ondas gravitacionais e demonstrá-la de forma directa era o último desafio em aberto da Relatividade.


Este achado abre uma nova porta na Astronomia, porque, até agora, os cientistas valeram-se de diferentes formas de luz (ondas electromagnéticas) para observar o Universo.

As ondas foram registadas às 09:51 TMG do passado dia 14 de Setembro de 2015 pelos detectores do LIGO, um dos quais localizado em Livingston (Louisiana) e outro em Hanford (Washington).

As ondas gravitacionais transformam informação sobre o movimento dos objectos no Universo, e espera-se que permitam observar a história do Cosmos até épocas remotas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela