Sábado – Pense por si

Paulo Lona
Paulo Lona Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
09 de setembro de 2025 às 07:00

Associações/Sindicatos de magistrados: Voz coletiva e escudo da Justiça

Num mundo incerto e em permanente mudança, onde a globalização e a tecnologia redefinem o modo de conceber e fazer justiça, as associações e sindicatos de magistrados são mais do que estruturas representativas. São essenciais à vitalidade da democracia.

O contexto em que os procuradores exercem funções é marcado por transformações profundas e por ameaças emergentes, que vão desde o crime transnacional, a corrupção além-fronteiras, o cibercrime, o branqueamento de capitais e o tráfico de seres humanos, até à fraude financeira, às infrações ambientais e ao terrorismo. Já não é possível restringir a sua atuação à criminalidade local ou aos processos jurídicos convencionais: a criminalidade tornou-se global, interligada e tecnologicamente sofisticada. Uma rede de tráfico de pessoas pode ser coordenada a partir do Norte de África, envolver vítimas do Leste Europeu, lavar capitais através de sociedades fictícias na Ásia e movimentar os seus lucros nos mercados da Europa Ocidental. Um simples ciberataque pode ser lançado de qualquer ponto do planeta, devastando sistemas em segundos e com total anonimato.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Incompreensível

O jornalismo não alimenta isto ou aquilo só porque vende ou não vende. As redações distanciam-se completamente de uma registadora. A igreja, logicamente, isenta-se de alimentar algo que lhe é prejudicial.