Secções
Entrar

Carga do naufrágio "mais antigo" encontrada ao largo de Israel

Beatriz Rainha com Ana Bela Ferreira 23 de junho de 2024 às 10:00

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) encontram no Mar Mediterrâneo artefatos que remontam à época da Idade do Bronze e dão indícios de como os marinheiros navegavam.

Foi encontrada ao largo de Israel, a carga do naufrágio "mais antigo" no Mediterrâneo oriental pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). A carga foi descoberta a 90 km (56 milhas) da costa norte de Israel, a uma profundidade de 1.800 metros (5.905 pés). É a "primeira e mais antiga" carga a ser encontrada na região, acreditando os cientistas que terá cerca de 3.300 anos.   

Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). 

O achado conta com vários artefactos, entre eles, ânforas (antigos frascos de armazenamento) ainda intactas. Os arqueólogos israelitas afirmam que a descoberta sugere que os marinheiros da época eram capazes de navegar nos oceanos, orientados pelo sol e pelas estrelas.  

"A partir deste ponto geográfico, apenas o horizonte é visível a toda a volta. Para navegar, provavelmente utilizavam os corpos celestes, observando os ângulos e as posições do sol e das estrelas", revela Jacob Sharvit, chefe da unidade marinha do IAA.

Os destroços foram encontrados durante uma pesquisa de rotina à procura de petróleo e gás. Acredita-se que o naufrágio aconteceu durante uma tempestade ou um ataque pirata.

A carga foi detetada por robôs submersíveis propriedade da empresa de petróleo e gás Energeon, que procurava potenciais novas fontes de exploração destas matérias-primas.  

Apenas duas ânforas foram retiradas, utilizando ferramentas especais concebidas com o propósito de não atrapalhar os restantes artefatos. Os especialistas indicam que podem ter sido utilizadas pelo povo cananeu que viveu numa área que se estende pela atual Turquia até ao Egito.

Segundo Karnit Bahartan, gerente ambiental da Energeon, só se conheciam dois outros naufrágios com carga do final da Idade do Bronze no Mar Mediterrâneo, tendo ambos sido encontrados relativamente perto da costa turca com equipamento de mergulho normal.

Os achados devem ser expostos este verão no Campus Nacional de Arqueologia de Israel, em Jerusalém.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela