Sábado – Pense por si

Viver sem compras: os grupos no Facebook onde se dá e troca tudo

Susana Lúcio
Susana Lúcio 23 de maio de 2022 às 14:00

Mobilar a sala sem gastar dinheiro ou ver-se livre da tralha, são algumas das motivações dos grupos de doações no Facebook. Sem esquecer, claro, as preocupações ambientais.

"Alguém tem os chapéus sardinha da Sagres?”, perguntou um membro do grupo Buy Nothing Lisbon no Facebook, no passado dia 11 de maio. “Não, mas agora quero um”, respondeu um dos membros. Cinco dias depois surgiu quem oferecesse. Não há nada que não seja dado nos vários grupos de doação na rede social. Roupa, móveis e brinquedos são o mais comum. O objetivo varia entre a caridade, a entreajuda e a sustentabilidade ambiental, mas até aqui espreita a ganância. Já lá vamos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.