Sábado – Pense por si

Proteção Civil: Três dias a ouvir emergências

André Rito
André Rito 25 de fevereiro de 2021 às 14:06

Festas ilegais interrompidas, tentativas de suicídio, um carro levado pelo rio. A SÁBADO acompanhou os pedidos de socorro feitos à Proteção Civil que podem ser seguidos em tempo real no site da instituição.

Era um fim de semana com previsões de mau tempo para todo o continente. No sábado, dia 20, uma chamada deu entrada no sistema da Proteção Civil, que foi depois distribuída ao núcleo territorial da GNR de Mafra. O sistema é atualizado em tempo real e o mau tempo fez disparar as ocorrências, visíveis através da plataforma digital Prociv. Com várias estradas cortadas, e apesar de avisos e fitas colocadas nos cruzamentos, um homem decidiu avançar sobre a ponte do rio Lizandro. Por momentos temeu-se o pior: o rio galgou as margens e a viatura foi arrastada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.