Sábado – Pense por si

Primavera Sound arranca hoje no Porto com Lorde e Jamie XX

A sétima edição do festival realiza-se de quinta-feira a sábado no Parque da Cidade, no Porto, e conta já com os passes gerais esgotados.

O festival Primavera Sound arranca esta quinta-feira, no Parque da Cidade, no Porto, com destaque para a neozelandesa Lorde, cabeça de cartaz do primeiro de três dias de música, além de concertos de Father John Misty ou Jamie XX.

Primavera Sound
Primavera Sound
Primavera Sound
Primavera Sound
Primavera Sound
Primavera Sound

A cantora neozelandesa está em Portugal para apresentar "Melodrama" (2017), o segundo álbum da carreira da jovem de 21 anos, depois do sucesso obtido com "Pure Cocaine", disco lançado em 2013, que incluía o êxito "Royals".

O dia começa com os portugueses Fogo Fogo, pelas 17:30, à mesma hora que actuam, no Palco Super Bock, os Foreign Poetry, projecto do inglês Danny Geffin e do austríaco Moritz Kerschbaumer, que se estreiam no Primavera Sound depois de editarem o disco "Grace and Error on the Edge of Now", gravado em Lisboa.

Pelas 18:20 sobe ao palco principal o primeiro nome da sétima edição, com Waxahatchee, projecto da norte-americana Katie Crutchfield, que começou como um esforço acústico - e a solo - e se transformou numa banda, apresentando no Porto o quarto álbum de estúdio, "Out in the Storm".

Outro dos destaques de quinta-feira é o 'alter ego' musical de Joshua Tillman, Father John Misty, que estreia em Portugal o disco "God's Favorite Customer", lançado no dia 01 de junho.

O antigo baterista dos Fleet Foxes destacou-se com "I Love You, Honeybear", lançado em 2015, ou "Pure Comedy", do ano passado, e o indie rock e folk tem no norte-americano de 37 anos um dos representantes mais significativos dos últimos anos.

O 'rapper' Tyler the Creator também passa pelo Parque da Cidade durante o dia de hoje, com um concerto agendado para as 23:20 no qual se estreia em Portugal ao apresentar "Flower Boy", lançado em 2017 e nomeado para o Grammy de melhor disco rap, depois de em 2017 ter cancelado uma actuação inserida no festival Super Bock Super Rock.

Um dos concertos mais esperados é o de Jamie XX, que se celebrizou como membro da banda The XX, apresentando, a solo, o único trabalho de estúdio lançado em nome próprio até ao momento, "In Colour", que em 2016 foi nomeado para Melhor Álbum Eletrónico nos Grammys.

A actuação do britânico, marcada para as 00:25, deverá ainda incluir passagens pelo mais recente trabalho do grupo, "I See You", lançado em Janeiro de 2017 e cuja influência de "In Colour", no estilo e abordagem estética, foi notada pela imprensa especializada.

No primeiro dia actuam ainda nomes como Motor City Drum Ensemble, Ezra Furman ou Mall Grab, incluindo o projecto português Moullinex, que lançou em Maio o 'single' "Dream On", primeiro trabalho depois do terceiro álbum de estúdio, "Hypersex" (2017).

A sétima edição do NOS Primavera Sound no Porto realiza-se de quinta-feira a sábado, com passes gerais esgotados e os bilhetes diários a custarem 60 euros para os dois primeiros dias, estando o terceiro já totalmente lotado.

Na sexta-feira, vão marcar presença nomes como A$AP Rocky, Fever Ray, Vince Staples ou Grizzly Bear, enquanto o sábado conta com Nick Cave & The Bad Seeds, Public Service Broadcasting, Mogwai ou The War on Drugs.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.