Sábado – Pense por si

Prescrever livros como terapia

Sónia Bento
Sónia Bento 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

Nas consultas, Sandra Barão Nobre aconselha leituras eficazes para ajudar na depressão e aumentar o bem-estar. Conheça o trabalho da biblioterapeuta.

A palavra biblioterapia apareceu-lhe pela primeira vez em 2011 e em inglês, quando saiu o livro The Novel Cure (cura pela novela). “Na sinopse aparecia a palavra bibliotherapy e as duas autoras apresentadas como bibliotherapists. Fiquei fascinada e percebi logo o conceito. Quem tem hábitos de leitura, quem lê por prazer tem uma intuição terapêutica das histórias, intui que ler lhe faz bem, muito além da frase feita. Percebi que aquele era um trabalho que eu podia fazer”, conta à SÁBADO Sandra Barão Nobre, de 51 anos, que é biblioterapeuta há cerca de sete.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro