Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Portugal continental com elevada concentração de pólen na atmosfera

Na região de Lisboa e Setúbal, a concentração de pólen tem destaque das árvores pinheiro, carvalho, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas.

Portugal continental terá a partir de sexta-feira uma semana com concentrações elevadas de pólen na atmosfera, enquanto as regiões autónomas manterão um grau baixo, segundo a previsão do Boletim Polínico esta quinta-feira divulgada.

Portugal continental com elevada concentração de pólen na atmosfera
Portugal continental com elevada concentração de pólen na atmosfera Getty Images

De acordo com as previsões da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), entre 17 e 23 de abril, desde Vila Real, região de Trás-Os-Montes e Alto Douro, até ao Algarve, os níveis serão elevados com destaque para as árvores cipreste, pinheiro, bétula, carvalho, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, tanchagem, azeda, urtiga e urticáceas (incluindo a parietária).

Na região de Lisboa e Setúbal, a concentração de pólen tem destaque das árvores pinheiro, carvalho, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, quenopódio, urtiga e urticáceas (inclui a parietária), enquanto na região do Alentejo os pólenes predominantes são do pinheiro, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).

Na região do Algarve, a concentração elevada de pólen na atmosfera será das árvores cipreste, pinheiro, carvalhos, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, quenopódio, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).

Em contraponto, no Funchal (região autónoma da Madeira), a concentração de pólen na atmosfera encontra-se num nível baixo com destaque dos pólenes das árvores cipreste, pinheiro, eucalipto e também das ervas gramíneas, tanchagem e urticáceas (inclui a parietária).

Em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), a concentração de pólen na atmosfera estará também num nível baixo, com concentrações das árvores cipreste (e/ou criptoméria) e também das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).

Siga-nos no .             

Artigos Relacionados