Sábado – Pense por si

Paquete de Oliveira (1936-2016)

Ana Catarina André 16 de junho de 2016 às 18:50

Foi padre, jornalista, sociólogo e professor. Casou-se e teve dois filhos. Ex-provedor do telespectador da RTP, exercia agora funções semelhantes no jornal Público. Morreu de cancro aos 79 anos

Era um homem bom. "Essencialmente generoso e humano", diz o jornalista Vicente Jorge Silva. Um académico despretensioso. "Insistia sempre que o tratasse por tu e não por professor", recorda Felisbela Lopes, investigadora da Universidade do Minho. "Não havia sobranceria da parte dele", refere. Um gentleman, mesmo nas críticas. "Fez parte do júri das minhas provas de mestrado e doutoramento. Notava-se que fazia arguições com interesse – lia de facto os trabalhos, ao contrário de outros colegas – e estava atento aos detalhes", diz Felisbela Lopes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.